quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Como montar o seu roteiro de viagem

Quando eu vou fazer meus roteiros, sempre tem uma série de coisas que faço para tornar minha viagem mais econômica e prática. Eu gosto de passar dias organizando, é um hobby que eu tenho. Pensando em facilitar um pouquinho a vida de vocês, vou compartilhar um pouquinho algumas das coisas que eu faço.
1. Tipo de viagem
Determine o tipo de viagem que você quer fazer. 
Poderia ser um roteiro com mais aventura, por exemplo, como fazer trilhas das montanhas em Machu Picchu, no Peru, ou talvez praticar esqui em alguma cidade do Colorado, nos EUA.
Você pode preferir um roteiro mais gastronômico, indo para Roma, na Itália, e apreciando uma das cozinhas mais populares do mundo, ou até escolhendo Tóquio, no Japão, se você curte mais uma culinária japonesa e está louco para conhecer mais sobre.
Talvez você esteja fazendo uma viagem com seu parceiro e queria algo mais romântico, então Paris, na França, poderia ser uma ótima opção, ou se quer algo aqui no Brasil mesmo, cidades como Canela e Gramado, no Rio Grande do Sul, são destinos maravilhosos e românticos.
Quando você determina o tipo de viagem que você deseja, fica mais fácil escolher o lugar.

2. Onde e quando ir
Baseando-se no tipo de viagem que você escolher, determine o lugar que você quer ir. Você pode fazer uma lista de cidades e a partir daí escolher quando você vai. Saiba quais meses são classificados como alta e baixa temporada, isso vai te ajudar a saber quando serão vendido as passagens aéreas com melhores preços, e baratear os custos da viagem. O clima da região também é algo essencial para te ajudar a escolher quando ir, vai te ajudar a evitar ir para destinos de praia em épocas chuvosas, por exemplo.

3. Quanto gastar
Definir um orçamento do que gastar durante a viagem também é algo bacana de se ver. Isso tem a ver com o ponto anterior, mas vai um pouquinho além. Saber se os pontos turísticos são pagos e onde comer de forma barata, por exemplo, vai te ajudar a não ter surpresas desagradáveis.

4. Pesquise muito
Pesquisar é a chave de tudo. Pesquise diferentes roteiros, em diversos sites, dicas de cada ponto turístico, pergunte a amigos, procure vídeos na internet, faça o que puder.
A pesquisa vai te auxiliar a definir quais pontos turísticos você não pode perder, e os pontos turísticos que você talvez não tenha interesse em ir, quantos dias você deve passar em cada lugar para aproveitar ao máximo, e até dicas que você não encontra em todos os lugares, como um restaurante super bom e barato, ou um lugar lindo porém pouco frequentado.

5. Defina dia após dia
Algo bom também de fazer é não deixar o roteiro tão solto. Definir o que vai fazer em cada dia te ajuda a se organizar melhor e não perder nenhum ponto turístico legal. Outra coisa, as vezes você pode economizar com isso, por exemplo, o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, é gratuito nas terças-feiras, então seira uma boa organizar o roteiro que o inclua na terça-feira.

Dica extra: Monte o roteiro definido os pontos turísticos por distância, ou seja, coloque todos os pontos turísticos próximos no mesmo dia, na medida do possível, isso já diminui os gastos com transporte.

Essas foram apenas algumas dicas que pensei para ajudar você a montar o seu roteiro, existem muitas outras coisas legais que ajudam e eu posso trazer para vocês depois.
Tem alguma outra dica? Deixa nos comentários!

Tata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário